Previsão dos próximos campeões de Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França

Os campeões das principais Ligas europeias esta época serão os atuais líderes, mas com uma exceção que fala português, o Mónaco como campeão francês. É a aposta de uma estimativa feita pelo CIES – Observatório do futebol, com base num método que cruza vários dados estatísticos.

Os cálculos são feitos numa ponderação dos resultados das últimas cinco épocas, bem como na análise das performances de cada clube até 31 de dezembro de 2016 em termos defensivos (medindo golos sofridos e remates dentro da área permitidos) e ofensivos (golos marcados e remates de curta distância), bem como naquilo a que o estudo chama domínio de jogo, a capacidade de reter e circular a bola, medindo o número de passes. O modelo extrapola esses dados para o resto da época.

E chega então às conclusões: os campeões das «Big 5» serão Real Madrid, Chelsea, Bayern Munique e Juventus, até aqui tudo dentro do normal. E ainda, lá está a novidade, o Mónaco treinado por Leonardo Jardim, que nem lidera o campeonato francês nesta altura.

Então, as contas do Observatório do futebol colocam o Mónaco na frente no final do campeonato, com um ponto de vantagem sobre o Paris Saint-Germain e sete sobre o Nice de Ricardo Pereira, que é o atual líder. Nesta altura o Nice leva dois pontos de vantagem sobre o Mónaco e cinco sobre o Mónaco.

O quadro que se segue tem a posição atual das equipas na segunda coluna, a seguir à estimativa de como terminará a classificação este ano.

Além da aposta no Mónaco de Leonardo Jardim, João Moutinho e Bernardo Silva, a previsão também é animadora para Sérgio Conceição. O Nantes, agora orientado pelo português, termina neste exercício tranquilo a meio da tabela, bem acima do 17º lugar onde está atualmente.

Nestas contas Dijon, Lorient e Metz seriam as equipas despromovidas em França.

Na Premier League, a aposta é no Chelsea campeão, mantendo até ao fim a liderança que detém atualmente, mas com menor vantagem: apenas dois pontos sobre o Liverpool, que também se mantém como segundo classificado. A principal diferença é a estimativa de que o Manchester City recuperará até ao terceiro lugar.

O Manchester United de José Mourinho, apesar da atual recuperação, termina, nesta análise, no mesmo sexto lugar que ocupa atualmente, portanto fora do acesso à Liga dos Campeões.

A análise não é boa para Marco Silva. O Hull City, onde o treinador português chegou há pouco mais de uma semana, não conseguiria fugir à despromoção, nem sequer ao último lugar.

Em Espanha, a previsão aponta para que o Real Madrid siga em velocidade-cruzeiro até ao título, terminando com quatro pontos de vantagem sobre o segundo. Que seria no entanto o Barcelona, e não o Sevilha, como atualmente. O At. Madrid não conseguiria recuperar da má primeira metade de época e terminaria mesmo em quarto, como agora.

Mas o Valencia, apesar da aflição atual, quando está apenas um ponto acima da linha de água, não teria a mesma sorte e ficaria mesmo. É uma enorme aposta de fé no Valencia a estimativa de que terminará com 40 pontos, quando tem agora apenas 13.

Na Bundesliga, o Bayern Munique passou para a liderança isolada antes da paragem de inverno, depois de vencer o duelo de comandantes com o Leipzig, e lá se manterá até ao fim. Sempre de acordo com esta previsão, a segunda volta serviria para os bávaros aumentarem tranquilamente a vantagem até final.

O balanço da primeira metade do campeonato permitiria assim ao recém-promovido Leipzig sagrar-se vicecampeão, à frente do Borussia Dortmund. Que recuperaria do atual sexto lugar, mas apenas até ao último lugar do pódio.

Por esta análise, a Serie A será campeã da estabilidade. A tabela final aponta para que os quatro primeiros terminem exatamente como estão. A Juventus campeã, seguida de Roma, Nápoles e Lazio.

A Fiorentina, orientada por Paulo Sousa, não conseguiria grande recuperação em relação ao atual nono lugar, terminando em oitavo.

 

FONTE: MaisFutebol

Quer receber os nossos prognósticos / notícias via email? Então insira o seu endereço abaixo:

Author: admin

Share This Post On

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *